Minha Casa $$$ Minha Empresa: Derretendo Chocolate em Banho Maria

Receitas e Passo a Passo

Este blog funcionará como uma extensão do "Saída de Emergência". Aqui eu postarei todo tipo de passo a passo, que pode ser artesanato, culinária, costura, enfim, tudo bem explicadinho para você aprender e faturar com isso. Todos os passo a passo estarão relacionados com alguma idéia que o "Saída de Emergência" apresenta como fonte de renda.
Espero que seja de grande utilidade para vocês.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Derretendo Chocolate em Banho Maria


O maior inimigo do chocolate é a água, logo o local de manipulação deve estar bem limpo e seco.
Cortar o chocolate em pequenos pedaços com uma faca de serra sobre uma tábua limpa e seca. Sugestão: Para o chocolate ficar escuro, utilizar 2 partes de chocolate ao leite para 1 parte de chocolate meio amargo.

A maioria das pessoas que utiliza a técnica do banho-maria para derreter chocolate, inclusive alguns professores de gastrônomia, coloca a água numa panela e dentro dessa panela, a vasilha contendo o chocolate. Nem percebem que o recipiente com o chocolate desloca toda a água do fundo do banho-maria, deixando o chocolate totalmente exposto à fonte de calor.
Consertar o erro é muito fácil e faz muita diferença: Basta colocar um prato emborcado dentro do banho-maria. Esse pequeno detalhe vai impedir que o chocolate fique exposto ao calor excessivo, e, ao mesmo tempo, impedir que a água ferva, que é, depois da falta de paciência, o maior erro que cometemos quando trabalhamos com chocolate.
É muito importante dizer que para derreter chocolate a temperatura do banho-maria deve está entre 45º e 50º graus (ou menos). É igualmente importante nunca derreter chocolate com a chama do fogão acessa.

Derretendo o chocolate

- Pique o chocolate em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque em um recipiente de vidro ou inox. Reserve.
- Prepare o banho-maria: Dentro de uma panela um pouco maior do que o recipiente do chocolate, coloque um pratinho (pires) emborcado. Feito isso, coloque água até que o pires esteja totalmente coberto ( a água deve está, de preferencia, 1cm à cima do pires).
- Leve a panela ao fogo até começar aparecer pequenas bolhinhas no fundo. Caso tenha um termômetro, verifique a temperatura (45º C a 50º C é ideal). Apague o fogo e coloque a vasilha contendo o chocolate dentro do banho-maria. Mexer de vez em quando é muito importante. Se a água esfriar e o seu chocolate ainda não estiver derretido reaqueça o banho-maria e coloque o chocolate novamente para derreter.

Aqui um vídeo com explicação também.